sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dias da Semana

A semana termina hoje e daqui a umas horinhas..
Passa a voar e passa a correr.. Passamos a semana a pedir o fim de semana, sempre a contar o dia seguinte num "amanhã já é quinta"! Num "daqui a pouco já chega o Verão!!" e o facto é que chegam num abrir e fechar de olhos...

Estamos sempre a tentar adiar os dias para chegarmos àqueles que mais gostamos e nos dão mais gozo. O facto é que a ansia de chegar a eles acelera o processo e muitas vezes nem se repara no hoje, mas na contagem decrescente para o amanhã...

Não consigo suportar a eterna citação "Carpe Diem". Não consigo viver um dia de cada vez sem olhar para os dias seguintes. Para mim faz sentido algum controlo e alguma programação, mesmo que ela saia toda ao contrário do inicialmente previsto.
Pensar só no hoje e não estabelecer conexões entre os dias para mim é algo impossível. Planos, ligações, regras e objectivos são pontos numa teia que eu teço em tempo pré-estabelecido.

Mas o facto é que temos de começar a viver inteiramente cada dia que temos. Porque dias iguais aos que já passaram nunca mais os vamos viver. Semelhantes sim, iguais nunca.
É um facto que os dias da semana são muito parecidos, trabalho e amigas e café.. família e umas corridas. Mas outro facto é também que quando nos escapa a rotina destes dias úteis de trabalho (não estou a falar de férias) que nos lembramos que o nosso dia a dia também é bom e nos preenche um bocadinho.

É claro que no sábado e domingo se abdica das 8, 9 horas de trabalho enfiado na fábrica, escritórios e outros. São os nossos dias para o que quisermos fazer, sentir e viver. Dias de descanso ou nem por isso. Mas tudo por nossa vontade...
Mas a semana enriquece-nos, cansa-nos com uma sensação de dever cumprido e melhora as nossas capacidades de gestão do tempo..

O que a vida tem de engraçado é o eterno balanço entre as responsabilidades e as coisas boas, entre os nosses deveres e as nossas recompensas. Sem uma destas partes, todas as restantes teriam menos valor.

Não vou querer que os dias avancem para o fim de semana, para as férias, para o Verão ou para a Páscoa. Vou tentar não deixar que os dias deslizem em mim de forma não sentida. Vou tentar vive-los inteiros em 365 unidades!
Vamos dar o valor a cada dia por aquilo que nos transmite e o que nos tem para ensinar..
Vou viver a segunda e a quarta. E a terça...

3 comentários:

  1. ah, é impressao minha ou a ilha no meio do pacifico vai ganhar?? :P

    ResponderEliminar
  2. Fogo!!! Impecável!!
    Pena que às vezes não abdicamos daquela rotina medonha para viver uns 5 minutos mais felizes, ou pelo menos diferentes!
    Subscrevo!!
    Killing Carpe Diem!!;)

    ResponderEliminar