segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Esmiuçando os Sufrágios

Pela primeira vez não sei em quem votar..
Mesmo sendo militante de um partido, este ano não me revejo em debates, Posters e Propaganda que inunda vias públicas e a tv..

Não faz qualquer sentido, principalmente nas eleições que se aproximam votar em pessoas, mas sim nos partidos. Nas legislativas além do primeiro ministro, elegemos também deputados e toda a máquina motora da força governativa.
No entanto, também sei que em qualquer partido existem variantes de ideologias, personificadas por determinadas pessoas que ciclicamente vão tomando poder...
Fácil perceber o Manuel Alegre, João Soares... no PS ou o Manuel João Jardim, Luís Filipe Meneses, Santana Lopes... no PSD.
E acho que é aqui que reside toda a minha dúvida. Eu que sou "simpatizante" de ideologias de direita, simpatizo também com algumas ideias menos conservadoras(!!), contrariadas aqui pela face actual do meu partido, que se mostra mais conservadora e rígida.. Por mais que saiba que votarei num partido e não numa pessoa, o corpo de direcção terá sempre uma tonalidade da cor de quem "manda"...
Não sei se votarei neste partido...

No partido do governo não votarei de certeza... Sou incapaz de votar num partido que fecha hospitais (tendo inclusivamente já resultado alguns mortos dado a distância de serviços de saúde que distam alguns locais), de alguém que fecha escolas, de alguém que pensa constriur um TGV quando a única linha ferrovíária que reúne algum tipo de condições é a que liga Lisboa ao Porto, como se fossem as duas únicas cidades do país. E, acima de tudo, claro que não concordo com gastos públicos desta dimensão, nestes anos que passamos..
Desenvolvimento sim, sempre que possível, mas endividamento paga juros e será esta a grande prioridade? Mesmo que gastos de saúde, educação, infraestruturas, etc... sejam independentes uns dos outros no orçamento de estado?
Por tantas e tantas outras razões de propaganda não votarei no partido do governo.

Em quem votarei?
Nos partidos minotitários? Esquerda Folclórica? Esquerda Velhinha? Direita de feira?

Acredito que a nossa política está fraca, os velhos políticos que exerciam funções pelo bem dos que os elegeram já não existe. Um político opta a determinada idade que o quer ser, como eu descobri que queria tirar um curso na faculdade. A política é um emprego, a política é a via dos conhecimentos, da corrupção, do salve-se quem puder e "eu da melhor maneira"!...
Estou decepcionada com os nossos políticos, com os nossos partidos... E como sou totalmente adepta da democracia resta-me mais uns dias para exercer o meu direito de voto da melhor forma que souber...

Mas votem, nem que seja branco.

1 comentário:

  1. Também me sinto muito indecisa desta vez.
    Parece que não consigo definir claramente na minha mente os motivos pelos quais devo votar X ou Y.

    Mantém-se a reflexão até ao dia das eleições... Pode ser que o nevoeiro se dissipe. :)

    ResponderEliminar